Manutenção
Atividades do Laboratório
O laboratório está à disposição dos clientes e parceiros para execução das mais diversas análises e ensaios de materiais, visando garantir a qualidade e também aumentar a confiabilidade em produtos e equipamentos.
Através de uma equipe altamente qualificada, formada por engenheiros e técnicos, o Laboratório de Análises e Ensaios de Materiais tomou a frente em garantir a qualidade de produtos e equipamentos de seus clientes, nos mais diversos ramos de atividade, entre eles o setor Sucroalcooleiro, Papel e Celulose, Cítrico, Indústrias de Bebidas, Metalúrgicas, Siderúrgicas, Industrias de base, Entre outros segmentos.
Análise Química
Esta análise permite a determinação da composição química dos materiais metálicos, ferrosos e não-ferrosos.
A análise química associada à verificação de normas técnicas permite a classificação de ligas metálicas conforme suas respectivas normas, além de ser empregada em análises de engenharia reversa de produtos e equipamentos.
Análise de Falhas
A falha de um equipamento sempre causa grandes prejuízos e transtornos. Algumas falhas são provenientes de possíveis erros de projeto, materiais, processos de fabricação e manutenção, entre outros.
Esta análise é uma investigação criteriosa, e muito bem estudada e planejada, que se utiliza dos recursos do próprio laboratório de análises de materiais. Muitas análises são empregadas na execução destes estudos, como: ensaios mecânicos, microscopia eletrônica de varredura (MEV), associada a análises semiquantitativas e EDS (raios-X), sempre buscando o real motivo da falha do equipamento.
Análise Metalográfica
Esta análise identifica a forma e distribuição da microestrutura do material, comprovando fatores como:
Análise Metalográfica (em campo)
Similar à análise metalográfica realizada em laboratório determina o tipo de microcomponente existente na peça estudada, com a diferença de não ser necessário a retirada de amostra para envio ao Laboratório.
Esta análise é realizada com a ajuda de um microscópio portátil, que possibilita sua execução na superfície da própria peça ou equipamento. É muito empregada na realização de inspeções de integridade em caldeiras (Tubulações a Vapor).