Inspeção
No que se traduz a inspeção de fabricação?
É o conjunto de boas práticas utilizadas para garantir a conformidade de produtos fornecidos por terceiros e que são processados através de maquinários ou processos subsequentes de montagem, conformação, soldagem, entre outros.
Resumidamente são constituídos de: Avaliação realizada por pessoal especializado em processos de fabricação e sistemas de qualidade, tendo por objetivo conhecer o nível de qualidade das empresas proponentes.
Análises laboratoriais complementares: Adicionalmente aos ensaios, análises e testes realizados pelo fornecedor, análises são realizadas em amostras e/ou corpos-de-prova retirados da própria peça, visando garantir que o material empregado seja aquele especificado pelo computador, obedecendo às prescrições de normas ou códigos nacionais e internacionais, além das condições de tratamento térmico, propriedades térmicas, físicas e mecânicas.
Ensaios Não Destrutivos (ENDs): São exames e ensaios que têm como função garantir a integridade física dos materiais sem afetar ou comprometer a geometria do produto final.
Testes de bancada: São realizados para avaliar o desempenho de produtos finais, cujas eventuais falhas ou perdas só poderiam ser percebidas após a instalação definitiva ou até mesmo em operação, o que eu poderia interferir na campanha do equipamento e gerar retrabalhos e perdas de produção. São aplicáveis em válvulas, bombas, geradores, tubulações de pressão, etc.
Ensaio visual e dimensional: Durante o processo de fabricação, desvios dimensionais e geométricos são inevitáveis, entretanto não podem ultrapassar as tolerâncias do projeto, normas e códigos de referência (ABNT, ISSO, DIN, ASME, API, AISC, AWS, etc.).
A importância da realização das inspeções na fabricação:
Capital investido: Plantas industriais são constituídas de diversos equipamentos de alto custo financeiro, além de serem projetadas para não falhar e, se ocorrer, ter o menor efeito possível.